21/08/2009

Sô Doutôra ... Pirulito

E finalmente o pirulito fez a consulta dos 2 anos e apesar dela me dizer que está tudo bem com ele, já se nota que ele não está a desenvolver como outras crianças da mesma idade que tenho acompanhado. A pediatra disse-me que as meninas desenvolvem mais depressa nesta idade e por volta dos 10/11 anos, para não comparar com elas.

1) O pirulito já devia estar a construir frases (de 2 palavras);
2) A chucha já lhe começa a fazer uma cova no palato (esta vai ser dificil, mas ela deu-me uma dica - começar já a falar no Pai Natal, que quando ele vier o Mário troca a chucha por uma prenda);
3) O xixi também já devia de controlar (minimamente), o cócó pode levar mais tempo, mas ele já devia dizer que tem vontade;
4) O peso ... pois o peso ... visto nestas 3 semanas o pirulito achar que está gordo e querer fazer dieta rigorosa ao jantar, não me admiro que tenha emagrecido, ele bem tem umas pernas bem fofas, mas os bracinhos e o corpinho no geral é magrinho! A pediatra disse que como ele é muito comprido que balança com o peso, para não me preocupar, que ele sempre foi assim!
5) Tem a última costela do lado esquerdo um bocado sobressaída, vamos voltar para a natação em Setembro (o que faz piorar), daqui a uns 7 meses tiramos radiografia e se for caso disso terá de fazer fisioterapia.
6) O pézinho que metia para dentro está melhor, a praia ajuda muito, mas ainda se nota, por isso também é melhor fazer a natação.

Falei-lhe na creche, que não tinha conseguido metê-lo em nenhuma e na do estado que já fiz reclamação, quando ela me fala que a irmã trabalha numa delas, na Praia da Luz e que como estão a ficar com muitos lugares vazios porque os pais estão a optar pôr os miudos mais velhos na pré-primária, estão a aceitar mais miudos na idade dos 2 anos. Ela vai falar com a irmã a vêr se consegue alguma coisa! - de qualquer forma vou relembrá-la disto na próxima semana, já sei que com tanta criança ela se vai esquecer - mas esta médica é mesmo um espanto, só tem o problema de falar espanhol bué de rápido e eu apanhar 3/4 do que ela diz!!!!!!!!!!!!

O Mário se estivesse na creche já estava tão desenvolvido quanto os outros meninos com quem eu o comparo.

3 comentários:

  1. É isso mesmo... calma. Pelo que sei, o pirulito está super normal e giraço nem se fala. Ele diz bem mais do que 2 palavras juntas, podemos não entender, mas que diz diz....lol, é uma questão de tempo.
    Quanto á chupeta, ás vezes basta aproveitar uma oportunidade, só os primeiros 2, 3 dias é que são mais dificeis, ele depois habitua-se. O importante ( dificil ) é não ceder.

    Bjs.
    Carla ( Maf)

    ResponderEliminar
  2. olá Marisa...calma cada criança tem o seu proprio ritmo de desenvolvimento , não que dizer que seja melhor ou pior que outra qualquer...o Di sempre foi mais atrasado na fala e no andar e hoje em dia fala tudo até demais ;)
    e com 4 anos apsar de andar muito bem , saltar andar perfeitamente de bicicleta , inclusivé antes da idade comum já sabia pedalar , ainda hoje com 4 anos não sabe correr...claro que nos vamos preocupando mas temos que viver com calma , ou tentar...beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  3. Obrigado meninas pelas vossas respostas, fiquei mais tranquila sem dúvida. Não me tinha apercebido que poderia acontecer por volta dos 3 ou 4 anos, pensei que as fraldas seriam retiradas aos 2 anos e de verão que é sempre mais fácil. Eu sei que não devo pressioná-lo pode ser pior, mas vou insistindo e se não acontecer este ano, não acontece!
    Beijocas

    ResponderEliminar

 

Desenvolvido por EMPORIUM DIGITAL