10/12/2008

Árvore de Natal

No Natal passado o pirulito mal gatinhava por isso não passou "cartão" à árvore, mas este ano Meu Deus ... não larga as bolas, as estrelas e os chocolates que lá estam pendurados, voltámos à gritaria mas não adianta ele faz só aquilo que quer e quando quer mexer naquilo nem uma palmada na mão o desanima!

Já está a comer melhor, embora à noite a fita continue!

Já tem o 4º molar (em baixo) de fora e o 4º canino (também em baixo) a aparecer e pronto para rebentar. E fica despachado, fica-lhe a faltar os últimos molares, mas devem vir muito mais tarde pois ele já não tem espaço na boquinha para mais dentes!

Já tentei em casa dar-lhe pudim e gelatina, mas só de ver aquilo diz-me logo que não e nem sequer prova!! se eu tiver a comer qualquer coisa quer logo, daquilo que lhe posso dar faz-me cara feia, sai mesmo ao pai.
Pois hoje levou gelatina como sobremesa do almoço, como come sempre tão bem na Ama!

Entretanto tem andado constipado, águinha no nariz e a maldita tosse a evoluir, tivemos umas noites daquelas, fiz as mezinhas todas e dei-lhe tudo que foi tiro e queda.

Tosse com ou sem expecturação:
Pêra cozida com pele e depois juntar mel;
Cenoura crua às rodelas e juntar muito açucar, deixar umas horas e dar 1 colher da água que se forma várias vezes ao dia;
Cozinhar uma cebola às rodelas (mesmo com casca) com um bom bocado de mel, deixar arrefecer e dar 1 colher desse mel várias vezes ao dia.

02/12/2008

Já bebe leite

Aparentemente na sexta-feira passada não estava muito bem na Ama, não comeu bem, teve febre, cambaleava e levou o dia a gemer!!!!
Aparentemente a Ama também exagera um bom bocado ou se calhar enganou-se na criança!! não sei, o que sei é que quando eu cheguei a casa lá andava ele de um lado para o outro a brincar, risonho e eléctrico.

Experimentei dar-lhe leite diluido em água com um bocadinho de papa assim que cheguei, como aceitou bem, passado 2 horas dei-lhe um prato de papa e foi dormir.
No sábado durante a manhã dei-lhe iogurte e tudo bem, durante a tarde bebeu outra vez leite.

O principio de conjutivite não avançou e a pomadinha também ajudou a não piorar.

Apesar de não ter peso suficiente para as fraldas de tamanho acima ao dele, vou ter de comprar um pacote, é que com este tempo não consigo secar a roupa tão depressa e durante a noite ele faz muito xixi e acorda sempre todo molhado.

O jantar, bem o jantar dá uma história de terror!
Há para aí umas 3 semanas que não come nada de jeito ao jantar e como teve de fazer "dieta" por causa da barriguinha ficou pior.
Desisti de lhe gritar e dar palmadas na mão, porque não adiantava perder a paciência, então lá estivemos durante sei lá quanto tempo "... pois não saio daqui enquanto não comeres esta sopa toda e a fruta, tu és teimoso e eu ainda sou mais" - dizia eu! foi choro, foi porcaria para todo o lado mas comeu! ai

Ontem á noite o padrinho quis dar-lhe a sopa e depressa desistiu, lá fui eu com a madrinha a distraí-lo lá consegui também que comesse tudo.

Anda com o rabinho muito assado, não sei porquê, só pode ser do canino que quer rebentar! Esta manhã acordou muito cedo e não parava de chorar, quando o pai percebeu que o pirulito estava todo molhado foi-lhe trocar a fralda e estava também todo borrado! não sei como é que ele não cheira aquilo logo que pega nele! pronto fui eu tratar dele e tem o rabinho bem pior, tadinho chorava porque lhe doía já o rabinho.
Costumo pôr soro numa compressa e humedecer bem a pele e depois de secar ponho o creme para tratar e tem resultado sempre, mas desta vez está dificil.

27/11/2008

Outro dente!

Ainda não está bem da barriguinha, vou esperar até ao próximo fim-de-semana para experimentar novamente o iogurte e o leite, porque tem vomitado cada vez que os ingere!
efrutinha que lhe agrade pronto, começa o berreiro que acaba em vómitos!
O cocó é muito molinho já há dias.
Na Ama andam vários meninos com conjuntivite e tá claro que o Mário também já apanhou, tem um olhinho tão vermelho que já faz impressão. Vou comprar a pomadinha para evitar que piore.

Tem o canino de baixo a querer sair, esta noite já acordou várias vezes, é só pôr a chuxa e volta a dormir.
No verão quando fizemos análises a pediatra viu que a imunidade estava um pouco em baixo então receitou um pózinho para diluir na água e dar-lhe em jejum durante 8 dias de cada mês (3 meses), começou em Setembro e desde então ainda não teve constipado nem fez bronquiolites, mesmo com tantos dentes que saíram de repente (o que era certinho!), ainda mal começou o inverno eu sei, mas acredito que aquilo esteja a ajudar.

Se esta história da gastroentrite não passar até à próxima semana lá temos de voltar à pediatra, este puto emagrece logo, precisa de vitaminas outra vez para engordar.

21/11/2008

Vírus Gastroentrite

O maldito vírus ainda não se foi embora!
Na semana passada o pirulito ficou em casa porque algum menino na Ama lhe pegou o vírus, depois andei eu mal do estômago, entretanto foi o pai, e agora depois do baby já estar melhor, pimba outra vez, há 2 noites atrás vomitou na cama enquanto dormia, ontem a Ama ligou-me era 17:50h !! o Nuno vai buscá-lo às 18h!! valia a pena telefonar-me áquelas horas para dizer que o baby vomitou?! deve é ter ficado furiosa (por ter de lavar roupa), disse que o menino tinha levado o dia mal disposto e a gemer, não me ligou antes para eu não pensar que ela não queria lá a criança!
Quando cheguei a casa o puto estava normal, eléctrico como já nos vem habituando! Esperei bastante tempo até dar banho e a vêr a reacção dele se pedia para comer ou assim, qual quê, ele queria era brincar e fazer malandrices.
O pai deu-lhe uma sopinha, só purézinho normal a vêr se não vinha nada para fora, e fruta cozida, comeu a custo e até ir dormir também o fiz agoentar o máximo de tempo possível. Se ficasse mal disposto ao menos não fazia outra gigante porcaria na cama! Dormiu bem, a vêr vamos como corre o dia...

20/11/2008

Personalidade do pirulito

Pois é, este pirulito vai ter cá um géniozinho Meu Deus ... a gritaria lá em casa tem sido uma constante.
Passou a fase de embirração porque saíram os dentes que estavam a incomodar-lhe e agora de repente desata a chorar num tal pranto quando quer uma coisa e não lha damos, chora, grita, enfim, e ainda por cima bate-nos!!! eu dou-lhe logo uma palmada a seguir na mão, mas não sei até que ponto estou a fazer bem. Por um lado se lhe dou é daí que ele aprende a bater, e se não dou ele ás tantas faz de nós o que quer!

Aprendeu muito cedo a palavra "não", diz tão bem, mas não faz caso quando eu lhe digo, mudo a minha voz para ele perceber que já estou zangada, mas é literalmente igual ao litro! às tantas vou ao pé dele bato-lhe na mão e digo que não, então desata a chorar, mas volta lá no minuto seguinte! Já estamos um bocado fartos de gritar tanto "não".

Aprendeu agora a fazer porcarias com a comida na boca! e como come tão pouco à noite dá-me nos nervos! num dia destes eu não me sentia bem, andava com dores de estômago, tava-lhe a dar a sopa do jantar e como ele não a queira comer começou a chorar, quis "assobiar" com a sopa na boca e espirrou tudo de sopa, não é que desatou à gargalhada, foi incrível a mudança, num segundo chorava e no outro ria à gargalhada! eu que já estava chateada e mal disposta fiquei furiosa, mas não resisti (as gargalhadas dele são tão poucas que quando aparecem contagiam) desatei a rir mas virada de costas para ele não me vêr!! o papá que estava na varanda a estender a roupa viu as nossas figuras e também começou a rir.

Vai apanhar muitos castigos e açoites no rabiosque vai, um pirralho de 16 meses já me faz ficar doida, não sei onde ele foi buscar este géniozinho!! Meu Deus daí-me mais paciência ...

A piloca !!!

O pirulito e a sua piloca... pois é, como teve uma infecção urinária quando nasceu e durou 3 meses (e apesar de não ser normal nos meninos) pode voltar a acontecer. As consultas de rotina são feitas alternadamente entre a pediatra e o médico de família e de cada vez que o vamos visitar ele recomenda fazer uma análise à urina para despistar outra infecção, visto o pirulito ter dificuldade em aumentar de peso! À pelo menos 3 meses que se mantém nos 10kg e só subiu porque a pediatra receitou umas vitaminas.
Houve uma altura em que a pele da piloca estava, ao que me parecia, totalmente fechada, fazia-me uma confusão como é que a criança fazia xixi! E aquando das várias vezes que estivemos no hospital lhe faziam análises à urina e não conseguiam baixar a pelinha, forçavam e acho que isso fez pior! a pediatra aconselhou ir para a frente com a cirurgia, fazer um corte na pelinha para poder vir para baixo!
Bem, ontem fomos à consulta de cirurgia, mas como o buraquinho está mais aberto (apesar de muito pouco), a médica não achou urgente, no caso de haver outra infecção urinária aí sim terá de ser logo operado, senão marco nova consulta de cirurgia para daqui a 1 ano, certamente nessa altura já não usa fralda (esperemos) e logo se vê como está o buraquinho.
No entanto receitou uma pomada com um analgésico para pôr depois do banho e tentar baixar a pele sem que ele sinta dor e ir fazendo esta ginástica sempre que possível, pode ser que assim ajude a ir ao lugar.

Explicação para quem não tem meninos: ao fazer xixi como a pele envolvente está muito fechada deixa lá urina e desemvolve as bactérias que depois provocam a infecção, chama-se a este problema Fimose.

17/11/2008

Comparação entre bebés

Encontrámos no super mercado um vizinho da avó Bia que tem 2 dias de diferença do pirulito, o Bernardo, ainda não anda sozinho só pela mão, mas já diz muito mais coisas que o Mário.
E andava eu preocupada que ele nunca mais começava a andar!

Ando há semanas a ensinar-lhe a palavra "cão" mas ele não a diz, será que faz confusão com "não" e também digo "mão" quando o visto e isso ele percebe porque me dá as mãos, só não repete as palavras!!!

No entanto diz:
mãe, pai, não (e estas diz muito bem pronunciadas)
á tá = já está, boia = bola, tau = tchau, ada = adeus, xx = chuxa

Novidades...

O meu pirulito faz hoje 16 meses, tá um homenzinho e já tem 13 dentes!! Já não precisa de adormecer no colinho da mamã. Ponho-o na cama virado para a parede com a fraldinha e vou abanando o rabinho, ele malandro como é vira-se para mim e ri, enquanto eu não me for embora ele leva naquela brincadeira. Umas vezes palra até adormecer, outras mexe-se até encontar a posição certa (que é ficar com a cabeça para os pés da cama), antes de eu me ir deitar lá vou pô-lo bem e tapá-lo.

Fui buscá-lo mais cedo na terça-feira, tinha andado indisposto todo o dia e depois de acordar, lanchou e vomitou logo a seguir, como andava lá outro menino também a vomitar sem razão aparente a Ama pediu-me para o ir buscá-lo pois andava um virús de gastroentrite pela cidade e poderia ser isso que estava a afectá-lo e como a Sra. estava com medo que lhe pegásse ... a caganeira! e ficar sem trabalhar EU FUI BUSCÁ-LO (furiosa).

Chegámos a casa fui comer um iogurte com flocos, como sei que ele gosta de-lhe um floquinho, mal mastigou aquilo e sem engolir vomitou mundos e fundos!, daí a nada cheirava mal, caca fedorenta e ralinha, nao demorando depois de ter a fralda limpa fez outra vez, pronto virús instalado!!!!
Liguei para a Saúde 24h, depois do interrogatório de 9 minutos que pensei que me levasse todo o saldo do tlm, aconselharam ir ao hospital, e lá fomos ... pareceu-me ser geral - maldito virús se te apanho!! e apanhei tá claro ...

Lá convenci a médica que o pirulito deveria ficar em casa para não pegar aos outros meninos na Ama e recuperar em condições. No dia seguinte fomos ao Centro de Saúde buscar o justificação para entregar no meu trabalho.
O puto já é magro, e não comer nada de jeito em 5 dias então ... o soro que teve de beber para evitar a desidratação, mal o bebia (por acaso tinha um cheiro muito agoniante).

Na sexta-feira lá o deixei com a avó Bia durante a tarde para poder ir trabalhar, já o almoço não me caiu muito bem no estômago, quando cheguei a casa sentía-me doente com dor nos rins, fui buscar o pirulito e tomei um comprimido (bem mais forte do que já tenho tomado!) quando fez efeito fiquei bem, mas no dia seguinte estava à rasca do estômago, e assim levei o fim-de-semana!
Detesto ter de faltar ao trabalho, mas o meu bebé está primeiro.

10/11/2008

O meu fiho é o máximo

Acho que ainda não disse aqui no blog o quanto o meu bebé é perfeito! Desnaturada.

Nunca me deu qualquer problema em relação a tetinas de biberons ou chupetas, qualquer coisa lhe serve para beber o leitinho ou chuxar, não interessa onde vai dormir desde que durma, mesmo que estejamos numa festa cheia de barulho, quando ele tá cansado não resiste. Gosta de toda a comida que a mãe faz nunca rejeitou nada, às vezes simplesmente não lhe apetece a comer, não lhe conheço alergias ainda, apenas o nabo lhe faz ficar com o rabinho assado.
Brinca com qualquer coisa, neste aspecto é interessante ficar a olhar para ele a brincar, gosta especialmente de comandos da tv, telemoveis e qualquer outro aparelho tencnológico! na casa da avó há uns peluxitos mas não lhes liga muito, prefere os frascos dos cremes Oriflame (vazios tá claro) fica ali sentado horas a abrir e fechar os frascos.
Qualquer fralda é boa, e qualquer toalhita também, gel duche, champôo ou creme de corpo nada lhe faz mal. Adora tomar banho, ri à gargalhada quando chapinha a água e me molha toda e inunda a casa-de-banho!
A fralda suja não lhe incomóda, a nós sim! é um pivete ... meu deus.
Gosta de andar de carro e vêr as paisagens, se a viagem durar meia hora adormece (nisso saiu à mãe).
É muito sociável, adora estar com outras crianças, quando o deixo na Ama e ele vê outro menino já nem me liga.
Entre a mãe e a avó Bia prefere a avó :(( :((
É dificil de lhe arrancar uma gargalhada mas quando nos surpreende com uma até choramos de tanto rir.
Dá-nos uns miminhos muito bons, dá beijinhos nos peluches, é vaidoso dá beijinhos nele próprio ... no espelho!!! No espelho do elevador do prédio faz caretas e depois ri-se!!
Gosta do Jonas - o cão dos avós, apesar de ter apanhado medo com outro cão!, gosta da Mimi - a gata da madrinha.

Certamente falta me referir mais algumas coisas mas de momento não me lembro!! (por isso ando a tomar comprimidos!!!)

O MEU FILHO É O MÁXIMO

Mudança de quarto

Pois é, o pirulito há uma semana que dorme no quartinho dele. Na primeira manhã que lá acordou estranhou, ficou a olhar para tudo mas nada de mais.
Ainda não o pintei nem decorei mas já estava na altura!!!! Já começava a ser cansativo entrar no nosso quarto em "bicos de pé" quase sem respirar para ele não ouvir barulho e despertar, nem sequer usar a casa de banho do quarto!!

Ainda sobre os dentes: o molar de baixo está muito para fora, saíu de um dia para o outro um bom bocado, do lado direito da boquinha também já estão practicamente a sair, esta noite passada o pai já estava pelos cabelos com as saídas da cama e os choros do pirulito, tadinho ele não faz de propósito!

Fomos a uma festa de anos, a Eduarda fez 3 aninhos e está linda, havia muitas crianças mas nenhuma tão pequena quanto o pirulito, mas ele não se importa, adora ficar a olhar para o que os outros fazem de brincadeiras.
O Mário ofereceu um balde cheio de plasticina do Imaginarium, a Tânia diz que a Eduarda já come plasticina há buéssss!!! e que a cola nas paredes lá de casa!!

05/11/2008

Malditos dentes

Tadinho do meu menino...então não é que tem já um molar com as pontas de fora na gengive de cima, outro dia tava a jantar e começou a deitar sangue da boca, era uma coisa que não parava e eu sem perceber porquê, ontem na brincadeira enquanto lhe mudava a fraldinha, ele na gargalhada lá vi o molar e o canino antes ainda não rompeu! Não há de a criança andar tão rabugenta.

O Mário teve de ir levar vacinas, pedi ao meu pai para ir ao centro de saúde saber qual era a vacina que ía levar aos 15 meses, durante uma semana não teve "vagar/lembradura" de lá ir, como eu achava que era aquela cara da Meningite pelo sim pelo não comprei na farmácia, quando chegámos lá não era, só aos 18 meses (ai que raiva) tinha-me livrado de gastar 70€ agora!!!! mas como aquilo tem de ficar no frigorifico a enfermeira achou melhor dar-lha já. Ainda teve de levar outra, já não sei do quê, uma em cada braço (nas pernas já não leva porque já anda e podía afectar de alguma maneira!).

Fomos ao Shopping da Guia, o portátil avariou ou melhor o NUNO afanou o portátil, não sei bem como, deve ter sido vírus ou "má utilização do software" como o "dr." da Fnac me disse. Bem a brincadeira saíu-nos cara, vá de arrotar euros que até apita!!!

Comprei um casaco para o baby super quentinho, com aquilo não passa frio de certeza, parece que deixaram lá o pelinho da ovelha eheh.

Quando fui pôr o Mário para dormir pareceu-me começar a ficar quente e como as duas vacinas faziam febre, pus-lhe logo um supsitório. Não dormiu bem tadinho, não se conseguia virar para os lados, tinha os bracinhos inchados e doridos das vacinas.

Ando a tomar uns comprimidos que a minha mãe me ofereceu, sim ofereceu, acha que ando stressada já para não falar da memória que nunca foi boa! são básicamente de magnésio, para o stress e memória, então a vêr vamos o efeito que faz.

31/10/2008

Saudades

Tenho saudades da minha vida de casada, só casada, amo o meu filho sem dúvida, mas ás vezes ando tão cansada que dou por mim a lembrar de coisas que fazia, de momentos de puro relax, de saídas ao cinema e especialmente de acordar no sábado e ficar o tempo que quisesse deitada ou no sofá a vêr tv, fazia o que queria quando queria!!! tempos que já não voltam.

Quero voltar para o ginásio e fazer Bodycombat, adorava fazer aquilo, não emagrecia mas pelos menos andava 'tonificada', agora até os braços estão esquesitos! que coisa! era um momento só para mim, onde não podia me preocupar com mais nada só com a coreografia.

Quero emagrecer, aliás já emagreci 3kg desde julho, o horário do trabalho mudou e só com uma hora de almoço não vale a pena ir a casa almoçar, por isso como por aí às vezes uma refeição decente outras nem por isso, e desde que comecei a ir para a Praia da Luz pior, uma sandocas, fruta e iogurte e lá me vou safando.
Pena é emagrecer no rabiosque e pernas, a cintura não desaparece nem por nada, xiça!!

Pronto pus-me a pensar em comida ... já tenho fome, vou comer....

30/10/2008

Alterei o Blog

Alterei o blog, pois é...havia já algum tempo que queria fazer um novo blog para ir anotando as minhas confissões, pensamentos e segredos...mas como tudo está relacionado alterei o do pirulito para poder ter tudo no mesmo sitio.
Resta agora saber se vou ter coragem de escrever aqui tudo aquilo que penso e guardo para mim mesma!!!! Pode alguém espreitar sem querer!!!!

29/10/2008

Novo dentinho

Já passou a última crise...que durou 3 semanas!
Andámos atrás da pediatra dia sim dia não, o puto não melhorava nem por nada, a tosse foi persistente e mesmo depois de acabar o antibiótico volta e meia aparecia! estranho...
Fui á ervanária perguntar por qualquer coisa natural que ajude a aliviar a tosse, comprei um produto homeopático que a Ama também me falou.

Já percebi que todos estes problemas de constipação, tosse e bronquiolites são provocados pelos dentinhos a querer romper, pois o primeiro canino (direito) já tem o biquinho de fora, a seguir é o esquerdo que também está prontinho para aparecer, os molares de baixo também já se estão a preparar a gengive já engrossou muito, estes é que devem dar problemas sérios Meu Deus!!!

Em tanto tempo que ele não tem estado bem não temos ido à piscina.

Estava para aqui eu no meu mundo quando ouço umas musiquinhas disco, que saudades de ir abanar o capacete, sair com os amigos e beber umas coisas diferentes!
Falta-me uma amiga...foi-se embora para Macau :( às vezes juntávamo-nos lá em casa, jantaradas e jogatinas de Pictionary, Tabú... outras vezes íamos passear, jantar fora, é pena.

À primeira oportunidade despacho o puto para a casa da avó Bia e vou jantar fora com o meu hubby e depois vamos ao cinema, e depois .... e depois não sei!!!! ou melhor sei sei ... eheh

13/10/2008

Outra vez doente

Possas, parece que só cá venho escrever quando o pirulito está doente.
Não é novidade nenhuma, é outra vez inicío de bronquiolite, tosse com expecturação que nunca mais acaba, vá de fazer aerosol com antibiótico.
Bem tá quase quase bom.

Não me posso afastar dele que desata logo a chorar, parece que tá mãeeólico! Já o pai se queixa!

Anda doido lá por casa, já não precisamos andar sempre atrás que ele já sabe cair e nem chora fica só a olhar para nós a vêr a nossa reacção.

Já quase que corre, às vezes na brincadeira fazemos que vamos a correr atrás dele para o apanhar, ele fica eufórico e quer fugir, ri à gargalhada quando o apanhamos. Ai que coisinha tão fofa.

Outra novidade que notei este fim-de-semana foi ele a pedir para vir para o meu colo. Estica os bracinhos e abre e fecha as mãos com cara de sofrimento. Eu faço o mesmo quando lhe peço para vir para mim, abaixo-me (lógico) e faço o mesmo às mãos!! Curioso as coisas que eles apanham.

A fase da beijoquice tá a passar, já não quer dar beijinhos senão às outras crianças! Danado...

23/09/2008

A 1ª má noite

Pois claro que tanta impertinência devia estar a advinhar alguma coisa...
A avó Bia trouxe o pirulito para vir buscar a mãe ao trabalho, fomos para casa. Adormeceu bem e não tardou a acordar, não estava bem de maneira nenhuma, queria dormir mas parecia que não conseguia, se o deitava na cama começava logo a berrar e não respirava bem, tinha especturação.
Foi dormindo uns bocadinhos e lá ía eu pegando nele, às tantas o pai fartou-se !!! foi para o sofá dormir e eu que aturásse sozinha o Mário.
Fiz-lhe um biberon, aspirei e pus-lhe soro no nariz, adormeceu novamente nos meus braços e mesmo assim nada o fazia descansar. Deitei-o na minha cama e eu ía tentando dormir uns minutinhos.
Numa das vezes que acordei já me doía tanto o ombro, porque não me mexia não fosse passar por cima do bebé ou sei lá o quê, o meu subconsciente estava bem desperto apesar de eu pensar que tava a dormir. Fui deitar-me do outro lado da cama, mas não tardou o pirulito a acordar de vez.
Comeu, tomou xarope e consegui pô-lo a dormir na caminha dele, onde ficou durante umas horas e aí já eu também dormi um bocado. De repente acorda-me o papá (Santo Deus mas será possível!) para saber se eu ía trabalhar! tá doido o homem! o puto doente e agora é que tinha adormecido como deve ser eu lá ía acordá-lo!
Enquanto o medicamento fazia efeito tudo bem, não comeu nada de jeito, não queria papa, não queria sopa nem fruta, só leitinho.
Sábado tudo igual, embora a noite já tenha sido melhor.
No Domingo a febre continuava e ainda por cima aumentou, lá fomos visitar o hospital. Felizmente a pediatra estava lá de serviço e ajudou a despachar (apesar das 3h que lá ficámos).
Fez raio-x tinha muita especturação acumulada, vá antibiótico. Análise á urina (uma choradeira! maldita análise) que deu negativa.
Lembrei-me de falar à Dra. na piloca! que a pelinha está quase fechada, ao que me recomendou CIRURGIA!!! Tem fimose.
O pai é que tem dado banho ao pirulito e porque durante estes meses não tem puxado a pelinha para baixo ela foi fechando, tanto que quase fechou por completo!!! mas eu insisto e já está um pouco melhor. No entanto tem de abrir muito mais senão provoca infecções urinárias.
Ontem segunda-feira ainda teve febre às 06h e também não fui trabalhar, mas como não teve mais até ao fim do dia nem na noite, hoje já foi para a Ama.

Quando comecei a deixar o Mário na Ama dizia-lhe que ele não sentia a minha falta e a Ama assegurava-me que ele ainda era muito pequenino para perceber isso e que havia de chegar a altura em que ele o iria sentir e ficar a chorar e depois era eu que não queria isso!
Pois bem, já chegou essa fase!!
Ficou 4 dias em casa com a mamã e hoje desatou a chorar quando me viu ir embora de perto dele!! Ainda estou a vêr a carinha de tristeza da minha coisinha-mais-boa.

18/09/2008

Impertinente outra vez

O pirulito anda outra vez impertinente.
Na Ama dizem que está tudo bem, então o problema é estar em casa!! Anda doido para morder nas coisas, não o podemos deixar um momento que já fica a chorar.

Começou a 'fungar' do nariz antes de ontem, ontem à noite já não dormiu bem, ontem durante o dia esteve bem chega à noite e piora, comeu umas colheres de sopa e mandou o pai comer o resto!
Começou a chorar, a tossir e a vomitar. Pronto não comeu mais nada!
Os avós chegaram, distraíram-no um pouco e tomou um biberon de leite com papa para reforçar.

Fiz-lhe uma aspiração ao nariz, ainda veio sopa atrás!!!
Não quis saber de adormecer directo na cama, pois o pai fartou-se de brincar e deixou o puto eléctrico!
Assim que o meti nos meus braços e lhe dei umas beijocas ternurentas e calminhas adormeceu.
Acordou durante a noite outra vez.
Acho que há algum dentinho a vir por aí! Caramba, porque não vêm todos de uma vez! Xiça.

Hoje a Ama teve de ir a consultas médicas, então o pirulito ficou com a avó Bia que ainda está de férias. De manhã não quis comer a papa, a avó diz que lhe deu fruta a meio da manhã e também não comeu. Seria de esperar que quando chegasse ao almoço estaria 'possesso' de sono e não comesse grande coisa. Vá lá que lhe conseguiu dar pelo menos a sopa!

Ainda o dia não acabou ...

11/09/2008

Penico!! Já?!?

Pois é....o papi foi ontem buscar o pirulito e a Ama deu-lhe 2 noticias, uma boa e uma má:
a má é que temos de gastar dinheiro, a boa é que ela há já 2 semanas que anda a incentivar o pirulito a fazer as necessidades no penico, senta-o lá e não é que ele faz cócó!!! e também diz que pede para ir ao penico!?! esta é boa!

Tenho que arranjar uns minutinhos para falar com ela para me explicar como é que ela faz estas coisas para comprar um penico todo radical e treinar em casa também.

Tenho lido que só por volta dos 2 anos de idade é que o bebé percebe e consegue controlar as necessidades, mas se for já habituado pode chegar aos 2 anos e já vestir boxers (quais cuecas quais quê - quero um moço todo radical e com estilo).

Bem vou-me prá net vêr se encontro um penico-boing (super hiper mega giro).

10/09/2008

A 1ª queda

Ontem 09/9 o avô Aurélio fez 54 anos e fomos jantar na Pizzaria do Tio Augusto, o Mário comeu a sopinha, a fruta e um pedacinho de pão de pizza.
A titia Rafa começou a fazer-lhe cócegas na carinha com o cabelo e ele até revirava os olhos, como ele também tinha soninho as cócegas até o 'anestesiaram', depois veio o titio Pedro fazer cóceguinhas e o pirulito adormeceu.
Não sei como, mas este puto transpira tanto, é impressionante!
Acordou quando já tinhamos comido o bolo de aniversário.
Saíu do carrinho e foi andar um pouquinho, caíu bateu com a cara nas pernas de uma cadeira e fez uma ferida mesmo ao lado do olho. Ficou negro, chorou que se fartou, quais miminhos, qual chucha, qual quê. Tentei pôr-lhe um algodão molhado na cara para estancar o sangue mas ele chorava ainda mais.
Bem, chegámos a casa dei-lhe um biberon de leite que não bebeu tudo e pu-lo para dormir, o que demorou um bocado, pois enquanto eu fazia o biberon o pai estava a vestir-lhe o pijama e depois de lhe trocar a fralda ficaram a brincar com a fralda suja!!!! homens...meu deus!
O que é certo é que o pirulito ria à gargalhada que eu ouvia da cozinha.

Acordou esta manhã com o olhinho todo inchado e rosado, vai ficar negro. Tadinho! Dá-me um aperto no coração de o vêr assim.

09/09/2008

Agora é que já ANDA mesmo!

Ontem saí do trabalho e fui buscar o pirulito, cheguei a casa amontei-o no ferrari azul berrante e lá fomos às compras a penantes.
Chegados a casa, o pirulito já reclamava que havia muito tempo que estava sentado, apressei-me a tirá-lo. Pu-lo no chão de pé e toca a campainha, era a avó Isilda.
O pirulito desata a andar cozinha a dentro em zig zag para se ir agarrando aos móveis, o pai ficou de boca aberta e eu fartei-me de rir.

Até aquele momento ele não se sentia seguro para ir de um lado para o outro sem se apoiar sozinho, e de um dia para o outro perdeu o medo todo.

É tão giro vê-lo andar, porque dá risadas, fica mesmo contente com a sua própria novidade.

Parece-me que agora é que vão começar os 'problemas'. Ai mãe...

08/09/2008

Piscina...uma experiência e tanto!

Pensei que o pirulito não fosse gostar de entrar na água, que fosse abrir berreiro e termos de desistir! Népia...
Tivemos de passar pelo duche antes de entrar na piscina e ficámos um pouco molhados, mas tudo bem, vi tanta gente dentro da piscina que entrei também! Bronca, as pessoas que lá estavam ainda não tinham terminado a aula! A professora pediu-me para esperar na rampa com pouquinha água. Sentei-me no degrau e pus o puto no meu colo e fui-o molhando para se habituar pouco a pouco à àgua, não estava propriamente quente, 29º, acho que deveria estar mais quente. A aula demoraria 30 minutos e nem chegou aos 15min e o Mário já tinha frio.

Mas continuando, pu-lo de pé dentro da àgua entre as minhas pernas, agarrado a mim e a um bonequinho que ía passando a boiar pela água. O Mário não tinha touca, não pensei que fosse necessária para os bebés, mas emprestaram-me uma, um pouco larga e de vez em quando o Mário deixava de ver!! eheh
Chegou a nossa hora de entrar na piscina e lá fomos nós. O Mário nem piou quanto à água mas também nunca recebi tantos abracinhos do meu filhote, ele até me esganava de tanto que me apertava, ele estava a gostar mas tinha medo. Agarrei-o pelos bracinhos e fui-o mergulhando até ao pescoço, ele ria à gargalhada ao mesmo tempo que se apercebia que a água estava fria!
Veio a professora mostrar-nos o que fazer para ver se ele batia as perninhas, mas era o batias, o puto estava cheio de adrenalina na qual constava mais meda cimao que outra coisa! Fomos atrás de umas bolas e outras coisas, fomos brincando, numa ou outra tentaiva de o pôr de barriga para baixo lá engolia um pirulito ou metia a cara toda dentro da água, mas nada de choro.
A professora chamou-nos e levou o pirulito para cima de um tapete em cima da água para ele ir andando e depois cair dentro de água na frente da mãe, não percebi ao certo o significado daquele 'exercicio' mas como ele não caíu completamente dentro de água não se queixou.
Bem os dentinhos já batiam e saímos da piscina, tomámos um banho quentinho e fomos embora deslumbrados, ou melhor eu é que estava completamente maravilhada com o que tinha acontecido, ele portou-se tão bem e gostou tanto de lá estar, estava eufórico.

Eheh nunca mais chega o próximo sábado.

04/09/2008

Empolgada...

Ui ui ui estou tão empolgada!
Fui inscrever o pirulito na natação eheheh, vamos começar no sábado de manhã.
Hoje fui comprar a tanguinha para ele, é tão gira, tão pikinina.

A mamã tem de usar fato-de-banho, mas como a avó Bia já vai no 2º fato-de-banho, visto a água com cloro fazer mal à roupa, o melhor é preservar o que comprei este ano e comprar um próprio de natação meio baratinho.

O papá (que tem um barrigão!) não quer usar um boxerzito justinho porque depois nota-se as 'coisas' (ihih), então por enquanto não vem connosco.

O pirulito só leva a tanguinha! sem fralda!!!!! ele só tem 13 meses!!! ainda não controla os xixis e cocós!!!! bem o rapaz da recepção disse que até hoje ainda não aconteceu 'acidente' nenhum!!! ok então eu não me responsabilizo.

Perguntei sobre a temperatura da água, disse-me que andava à volta dos 30º!!! a vêr vamos, a avó diz que é um pouco fria mas depois que se habitua!! acho que o pirulito não vai achar muita piada.

iiiuuuuuuupiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Ontem andou uns passinhos sozinho, parece que já anda mais seguro.

É incrivel, nota-se o desenvolvimento de um dia para o outro!

02/09/2008

Ai este puto

O Mário é todo minhoquinhas, saíu 2 noites (banho 29 tá claro e curtição no sábado à noite) ficou logo com tosse e espirros. Não esperei muito, pus logo uma cebolinha cortada por baixo da cama dele, quando me fui deitar, minha nossa, aquele quarto tresandava a cebola. O que é certo é que a tosse é quase nenhuma e também já não espirra. Bensoadas as cebolinhas do avô Aurélio que são super potentes.

Anda muito irritante, o dente já saiu e não percebo porque continua assim.
Ontem engasgou-se a comer a carnixa, não moí tudo a ver se ele se habitua a mastigar, pois bem as ervilhas são danadas. O pai desiste logo, eu quase que entro em pânico porque o puto leva tempo sem conseguir respirar decentemente! bem é um filme!

Na sexta dia 29/8 andou uns passinhos lá na Ama, ficaram tão contentes que fizeram uma 'festa'.
Este fim de semana também se fartou de andar, se vamos às compras pomos logo o puto no chão e ele adora vir atrás de mim, fica com um sorriso na cara tão giro, parece que tá ansioso por chegar a mim.

Só de me lembrar da carinha de alegria que ele faz dá-me vontade de 'comer' o moço, é tão fofo.

28/08/2008

Outra vez a maldita da febre

Na terça 26/8 fui buscá-lo à Ama que tava com febre, começou por 38,5º e aumentou logo para os 40,2º, fomos para casa vá de pôr paninhos molhados na cabeça, quando chegou a hora meti-o na banheira e dei-lhe leitinho e xarope, dormiu um pouco e baixou um pouco da febre.
Chegaram os avós e ele despertou para a brincadeira.
Era meia-noite e o pirulito tava era com vontade de brincar e eu fula da vida e cheia de sono.
A muito custo lá adormeceu na caminha dele por volta da 01h da manhã!!!

Era 05:30h e já cantarolava na caminha, como não é normal ele acordar a meio da noite eu fico passada, bem lá o fui vêr e tava muito quente, fez cacas badalhocas, fedorentas e meio liquidas!!!
Troquei-o, pus-lhe um supsitório e dei-lhe mais um leitinho, não demorou a adormecer novamente. Acordámos por volta das 10h e já não teve mais febre, mas azar do caraças ficou com diarreia. Nem sei quantas fraldas lhe troquei em 3 horas (minha nossa!)

Como já tinha o rabinho muitissimo vermelho, fomos à rua comprar uma pomada para ajudar a tratar e o soro para hidratar. Bem o passeio foi tão bom que durante o dia não teve mais febre nem diarreia.

Esta noite dormiu muito rabugento, não sei bem porquê. Ficou na Ama muito bem, logo a brincar.

Desconfio que esta febre seja do boião de pêra/ananás que comprei para ele experimentar uma fruta nova. Mas também pode ser de algum outro dentinho que ainda demore a aparecer, pois não vejo nada!!

25/08/2008

Quase quase que anda

Já estou farta de ouvir que não estimulamos o Mário o suficiente para andar, até parece!! Assim que chega da Ama vai logo pro 'parque infantil' (a sala) e tem todo o espaço que quer para brincar e andar, de vez em quando lá vai à cozinha cuscar qualquer coisa. Andamos com ele só por uma mão e é só para ele se sentir seguro porque quase não faz força nenhuma e anda bem.
Este fim-de-semana fomos ao Algarve Shopping, pus o moço sentado na cadeira de refeição ao lado dos avós com o Noddy e um brumm brumm (carrinho), ria-se sozinho por o Noddy abanar a cabeça e tilintar o sininho, depois de comer fui tirar de lá o moço, calcei-lhe os sapatitos e pu-lo no chão a andar, ora para o pai ora de volta à mãe, e ele sozinho andava de um lado para o outro, até foi à casa-de-banho a penantes. Andou bastante.

Também já diz que "não" (mais propriamente "Nã") e faz uma boquinha de amuado (na brincadeira).

O 8º dentinho (4º de baixo) já saiu fora e então range os dentes e farta-se de rir.

Já provou kiwi, gostou e não lhe fez alergia. Agora está a comer boião de pêra com ananás, mas ou é isso ou é a papa cerelac que lhe está a assar o rabinho!

Tá tão giro o meu pirulito.

21/08/2008

Já diz Mãe

Noutro dia que também não memorizei...venho do trabalho quase às 18:30h e vou directo buscar o pirulito, qual não foi o meu espanto quando me abrem a porta e me dizem que o pai já tinha levado o Mário!!!! Inacreditável. Quando cheguei a casa eles não estavam e o meu coração disparou, fiquei tão assustada! (É impressionante o meu péssimismo).
Telefonei ao papá e não é que tinham ido ter comigo ao trabalho. Que queridos. Fui buscá-los de popó, visto estar muito vento e o papá (cabeça de vento) não levara agasalhos na certa!

Hoje o papá também foi buscar o pirulito à Ama, e quando xeguei a casa o papá diz-me que perdi um monte de passinhos que o pirulito deu. Mas não demorou muito até dar mais alguns para eu vêr.

01/8 – O pirulito começou a falar (estúpida eu não apontei o dia), mas foi por volta dos 10 meses que disse mamã, estava ele a choramingar na cama e quando me afastei ele chorou mais ainda e chamou mamama, percebi que era mamã.
Entretanto também já disse várias vezes “á tá” que é “já está”.
Acordou com muita febre, dei-lhe a papa e o xarope para baixar a febre, já esperando o que ía acontecer mesmo assim deixei-o na Ama, não tardou ela me ligar para o vir buscar pois a febre não baixava. Quando cheguei a casa dei-lhe um banho, não quis pôr a água fria/morna porque ouvi dizer que a temperatura da água não deve ser muito abaixo da temperatura do corpo por causa do choque térmico, o resultado foi não baixar practicamente nada da febre. Dei-lhe um biberon e voltou a subir, tinha 39,9º e fomos para o hospital. Chegando lá tinha 40º deram-lhe outro xarope que também não baixou (passado uma hora tinha 40,5º) e lá foi para a banheira outra vez, mas desta vez a água estava quase fria, chorou que se fartou, mas baixou a febre consideravelmente.
Como a garganta estava pouco inflamada o médico não quis receitar nada e esperar para vêr!!! Desta vez resultou, no dia seguinte não tinha nada de febre.

03/8 – Finalmente percebi o porquê da febre do outro dia e por isso fomos à praia, aí vem mais um dentinho, o 4º de baixo. Tirei-lhe a fralda e achou um piadão que a água lhe tocasse no rabinho e na piloca, pena estar tão fria, não demorou a chorar, mas foi para debaixo do guarda-sol com roupinha vestida e protector solar, brincar com a madrinha.

04/8 - Hoje disse “mãe”, simples e directo, o “pai” sai meio confuso com o “mãe” mas também dá para perceber.
Tem andado tão insuportável o puto que não há paciência que agoente, grita que se farta, se vamos às compras fica tudo a olhar para nós. Um gritinho aqui ou acolá ainda vai, mas uma gritaria como se fosse uma birra de criança crescida é que não. Ainda por cima ria de nós depois de gritar. Vai ser fresco este puto vai, mas eu dou-lhe a frescura que ele logo vê!

Baptizado

Andámos numa azáfama nos dias anteriores e nem deu para aproveitarmos bem os dias todos em casa, com tanto para preparar para o baptismo (mesmo não sendo uma festa grande deu-me poucas horas de sono).
20/7 - Acordámos cedo e mesmo assim chegámos à igreja quase em cima da hora, lá entrámos e aguardámos o fim da missa. Lá veio o padre, o pirulito no colo da mãe entre os padrinhos, os convidados ficaram mais afastados. Das reuniões que tivemos já nínguem lembrava do que tinhamos de dizer, o que nos valeu foi a “ajudante” do padre lá estar e nós repetirmos o que ela ía dizendo!
O Mário portou-se tão bem, fez miminhos na madrinha o tempo todo, deixou ser besuntado de óleo na testa e no peito, “lavou” a cabeça, aí não achou grande piada eu o voltar de barriga para baixo (é cusco o puto, tem de estar de olho em tudo) mas não chorou. Na hora de agarrar na vela ele também lhe tocou, foi tão giro, ficou tudo de boca aberta!
Para tirar as fotos fomos ao jardim perto da Cãmara Municipal, já que destruiram o jardim perto da praia (não sei bem para fazer o quê mas pronto!), tirámos um monte de fotos e fomos para casa, o Mário adormeceu no carro enquanto agarrava uma bolachinha e quando acordou já tinhamos almoçado. Arroz de marisco feito pela avó Isilda.

Convidados: a mãe e o pai do pirulito, os avós Bia e Aurélio, os avós Zé Alberto e Isilda, a Bisavó Felismina, o tio Pedro e namorada Rafaela, os padrinhos Rosa e Maicon, o tio-avô Zé Augusto e a namorada Elke. Os outros bisavós também foram convidados mas fizeram-nos o favor de não aparecer e nem sequer avisaram, pois bem, só fazia falta quem lá estava! Depois do almoço arrumei a cozinha e preparei a mesa para o lanchinho de aniversário.
Convidámos mais pessoas mas só a Tânia e a filhota Eduarda é que apareceram, a “tia” Ilda não podia vir mas mandou o hubby vir comer uns bolinhos por ela.
O pirulito recebeu umas prendinhas jeitosas que gostou muito. Estafadão coitado adormeceu logo após o banho e o leitinho, eram praí 20h e só acordou no dia seguinte!

1º Aniversário, 2º Prato e 1º Passinho

17/Julho/2008 – Não tenho tido tempo pra escrever mas tem acontecido muitas coisas.... o Mário não demorou a gatinhar bem, se corrermos atrás ele gatinha mais depressa a fugir de nós!!!
Comecei à poucos dias a dar-lhe o 2º prato, não acha muita piada ter de mastigar e começa a enrolar tudo na boca e depois não engole, logo provoca o vómito e desata a chorar. É muito malandro este pirulito, a fruta come-a aos pedacinhos e até acha piada mastigá-la, fica com um sorriso na cara enquanto mastiga.

Hoje, dia do 1º aniversário deu o 1º passo enquanto estava no parque, virou-se para passar de um lado para o outro sem se agarrar a nada e eu vi, foi tão fixe.
Pedi férias esta semana para poder arrumar, limpar a casa e passar o dia com ele. O Nuno despediu-se do antigo trabalho e ficou também esta semana em casa para começar fresco no novo trabalho, fomos cantar os parabéns na Ama, o bolo foi feito à pressa, de iogurte de banana com pedacinhos de banana enfeitado com confetis coloridos, ficou muito saboroso e fofinho, todos os miudos adoraram. Foi tudo muitissimo rapido, passou depressa!!

Os avós vieram oferecer as prendinhas, a avó Bia ofereceu um género de triciclo do Ruca com um apoio atrás para ajudar a dar os primeiros passinhos, mas aquilo desliza mais depressa que as pernas do puto!
A avó Isilda ofereceu roupinha, os papás ofereceram um tamborzinho com muita musica e ao ouvir os primeiros toques ficou muito contente. É tão giro vê-lo sorrir.

18/7 – Fomos á consulta da pediatra, tem o peso abaixo do minimo. Vá de fazer análises à urina, ao sangue e uma ecografia renal para despitar alguma coisa e vá de tomar vitaminas.

O gatinhar

01/Março - Já quase que gatinha, já não arrasta tanto o nariz e começa a ter mais força nos braços, tá quase quase.
Deixei de escrever no diário, logo as datas de certas coisas já não lembro, mas hoje é 23/Abril e o Mário já tem 4 dentes em cima ou melhor tem favas em cima (são tão grandes).
Dias antes de fazer 9 meses começou a pôr-se de joelhos na cama e no parque e quando reparei já estava de pé, agora não quer outra coisa senão estar de pé.

Os padrinhos ofereceram uns ténis adiddas todos fashion e como não encontro outros giros olha só tem esses para calçar! Mas ponho-o a andar na rua e ele dá uns passinhos muito bem, claro que todo desengonçado, mas já tem o jeito.

Continua sem querer gatinhar, se está com pressa vai-se arrastando e de vez em quando lá põe os joelhos na posição certa mas não gatinha grande coisa.

13/Maio/2008 - Já gatinha melhor mas ainda não é perfeito! Está constipado outra vez e o aerosol ainda piorou, a pediatra diz que deve ser alergia a qualquer coisa no ar!

Comprei-lhe uma bolinha que saltita, pu-lo na cama de pé e comecei a bater a bola no chão para ver qual a reação dele e desatou à gargalhada sem parar, foi demais, fui a correr buscar a cãmara de filmar para depois o pai poder vêr. Momentos inesquecíveis.

Os dentes e o 2º episódio no hospital

Já há algum tempo que põe os dedos na boca, mas agora tem sofrido mais. No dia 06-Jan, fomos dar uma voltinha ao centro e começamos a reparar no barulhinho que ele ía fazendo....humm humm humm... queria dormir mas não adormecia! A avó Bia disse que ele estava muito quente e que parecia sentir-se doente. Vim para casa tirei a temperatura e tinha 39.6º de febre, dei-lhe banho e pus-lhe um supsitório, deixou-se dormir e passado pouco tempo acordou, mamou e adormeceu, dormiu a noite como habitualmente. Na manhã seguinte também acordou com um pouco de febre e pus-lhe outro supsitório, deixei-o na Ama, mas parece que chorou durante grande parte da manhã, na hora do almoço tive de ir buscá-lo que a Ama achou que ele chorava de uma forma como se tivesse com alguma dorzinha! Vim com ele para casa, dei-lhe a papa, dormiu um pouco e pareceu-me normal, um pouco mais rabugento talvez! Afinal devia ser prisão de ventre porque ajudei-o a fazer cócó e passou-lhe a rabugice.
No dia 19-01-2008 saíu o 1º dente e no dia 22.01.08 o 2º dentinho de baixo.
Nesta semana começou com tosse que não queria passar, depois ficou constipado, mas não tinha febre e comia bem, de qualquer maneira fui ao hospital, o médico não deve ter achado gravidade nenhuma, fez-me sentir estúpida por estar a desperdiçar-lhe o tempo!!!
No dia a seguir fomos à urgência pediátrica, fez raio-x e receitaram aerosol com medicamento. Começou a piorar de maneira que fez bronquiolite, deixou de comer, foi ficando molinho/prostrado!, a tosse intensificou e já chorava de dor só de tossir. Todos os dias eu telefonava para a pediatra e num dia que fui ter com ela receitou antibiotico para curar a bronquiolite, pois bem fez-lhe diarreia e vómitos que nunca mais paravam. Desisti do antibiótico. No sábado seguinte lá fomos outra vez para o hospital, reparei que a pele dele estava já a escamar! A pediatra que o viu tratou dele, deu-lhe leitinho, que bebeu muitissimo bem, não vomitou, a diarreia que fez já era melhor e parecia estar a melhorar. Viemos para casa e vá de por cremes na pele para hidratar.
Não havia melhoras o Mário não reagia a nada só queria ficar sossegado e dormir, não comia absolutamente nada, a febre não passava e já não lhe podia dar mais supsitórios. Liguei para a médica disse para ir novamente ao hospital e lá fomos nós. Eu já estava desesperada, não sabia mais o que fazer à criança!
Ficou internado, a soro na veia para hidratar e alimentar. No que se ía queixando um pediátra foi lhe ver os ouvidos e lá estava uma otite. Nada ajudava caramba.
Pouco a pouco foi melhorando, eu até emagreci 3kg (mas não demorou a voltar tudo pro mesmo sitio!).
Lá viemos para casa e não fui trabalhar até dia 05/Fev para ele ficar sossegado em casa a tomar antibiotico e não apanhar mais nada, livra.
Quer dizer então que o 1º Carnaval foi para esquecer, como não podíamos sair de casa não lhe comprei um fatinho, mas fiquei com muita pena por não temos feito nada no 1º carnaval dele. Para o próximo será festa a dobrar, iupiiii.
O Mário veio do hospital muito, mas muito carente, não o podia deixar um segundo que fosse na cama a brincar, nem na esperguiçadeira, nem em lado nenhum que não fosse nos meus braços, chorava que não paráva, experimentei ir deixando até porque tinha coisas para arrumar e qual quê, tava de gosto! Até na Ama elas já reclamavam, eu vinha para casa e dizia para o Nuno “...mas será possivel que só o Mário é que se porta mal, não há mais resmungão nenhum lá, chiça”.
Felizmente foi melhorando e já voltou ao normal.

A Ama

Já foi experimentar ficar na Ama e adorou, fica feliz e entretido por ver outros meninos, adormece por cansaço tadinho.
Então no dia 02-Jan comecei a trabalhar e deixei-o na Ama, não estranha nínguem, gosta de toda a gente. Come tudo e dorme bem.
Pensei que me fosse sentir pior, mas não, confortou-me o ambiente na casa da Ama, vi que era tudo arrumado, tranquilo, com espaço para os míudos brincarem e outro espaço para os bebés também. Ela fala pacificamente com as crianças, tem espreguiçadeiras para todos os bebés, tem cadeiras altas de refeição na cozinha, camas de grade. Senti-me confiante e sossegada em deixar lá o meu mais que tudo.

A 1ª Fruta e a 1ª Sopa

Dia 03-Dez cozi uma pêra e dei-lhe, à primeira impressão não achou grande petisco, franziu-se muito, mas depois lá foi comendo e papou-a toda.
Dia 07-Dez cozi uma maçã reineta e ele detestou, continuei a dar só para ver as caretas que fazia, tava um pouco ácida!! Mas depois comprei um boião de maçã cozida da Nestlé e já gostou, malandro! Já assei maçãs no forno e também gostou!
Tem andado tão aflito das gengivas que comprei o tal gel para massajar as gengivas e tem ajudado.
Dia 17-Dez fez 5 meses e fiz sopa de cenoura, abóbora e batata. Não gosta, franziu-se todo como fez com a maçã, enfiei a sopa no biberon e truca, mamou-a toda. Depois fiz sopa só de batata e cenoura, mas também não vai lá com a colher. Já juntei alface, diz que facilita o intestino!
Esta semana num dos almoços na avó Bia, o Jonas espirrou e não é que o Mário deu uma gargalhada, foi tão giro. O tio Pedro começou a imitar o Jonas e o moço não parava de dar gargalhadas. Entretanto tentei fazer as mesmas macacadas em casa para o papi ver mas não adiantou, pena!
Já só dou mama e biberon de manhã, ao almoço é a sopa, a fruta e +/- uma hora depois a papa, normalmente dorme um pouco e tenho de o acordar para tomar banho e mamar outra vez.

A Primeira Papa

Fui aos supermercados todos procurar uma colher e prato para dar a pápa e não encontrei nada assim muito giro, mas comprei na mesma, a avó Bia ofereceu a 1ª colher e 1ª tigela.
Hoje 21-Nov experimentei dar-lhe a 1ª papa da Nutriben, pus no biberon e lá engoliu até lhe sentir o sabor! Não gostou, ainda experimentei pôr no pratinho e dar-lhe à colher, mas foi pior jogou tudinho fora, voltei a pôr no biberon e aqueci, fui forçando, foi engolindo até o coitadinho já se chatear e aí parei.
Quando o papi chegou, expliquei o que tinha acontecido e depois é que percebi que fiz asneira com a papa!!! Não pus o leite!!! Fiz a papa só com água. Pobre criança, não admira que não tenha gostado!!! Mas que mãe tão doida.
Hoje também foi ao médico e o peso não tá lá grande coisa (abaixo do gráfico), mas o comprimento está acima do gráfico.
A pilinha veio para fora, mas a muito custo, chorou muito, tadinho.
Outro dia a comer a papa foi um sacrificio; noutro ainda foi pior, tive de coar a papa para um biberon que estava cheia de grunhões e lá comeu, até não reclamou do sabor!
Dia 25-Nov aniversário do tio Pedro, milagre! Consegui fazer a papa sem grunhões e o Mário comeu-a todinha à colherada e sem fazer porcarias!!!
Reparei nalgumas manchinhas vermelhas no corpo, pode ser do óleo que ponho depois do banho, ontem já não pus para ver se desaparecem.
A papa tem-na comido, gosta do sabor, não gosta é muito da colher, já lhe dei a papa em frente á tv, em frente ao computador, na cozinha, a ver se ele se distrai e não chora tanto enquanto encho a colher, mas não adianta, ele gosta mesmo é do biberon! Também comprei a papa da Milupa e ele gosta! É o que se diz “um bom garfo”.
Tem andado aflito das gengivas, dou-lhe aquela coisa de borracha que fica no frigorifico mas ele aleija-se com aquilo e ainda chora mais.

O dia-a-dia

Começou a pôr as mãos na boca e a babar-se um pouco por volta dos 3 meses e também nesta altura já segura razoavelmente bem a cabeça.
Já acha piada a alguns sons e brincadeiras.
Já dorme durante o dia, agoenta entre 2 a 3h acordado, posso sair de casa e passear com ele que não reclama.
Gosta da chuxa mas só para dormir.
Chora muito quando, depois do banho, lhe ponho creme no corpo pois apesar de tentar aquecê-lo com as mãos fica sempre frio.
No dia 17-Nov tirei a alcofa e pu-lo a dormir na cama, pensei que fosse estranhar ou assim, mas não! Estica-se todo á vontade, esperneia e fica atravessado na cama! Na primeira manhã nem acordou às 5h como era normal, só acordou por volta das 8:30h, embora estivesse todo destapado e frio!!!
Retirei também o redutor do ‘ovo’, como veste mais roupa agora, por causa do frio, fica mais à vontade, mas a cabeça balança muito e quando adormece como não encosta a cabeça às partes laterais (que ficam ainda longe) fica torto e faz-me impressão, parece que não está bem!
Já consegui encontrar uma Ama, fiquei super bem impressionada, a ver vamos se é mesmo boa, mas tudo indica que sim.
O tio Pedro não faz a barba à imenso tempo e talvez por isso quando ele pega no Mário este chora desalmadamente como se lhe tivesse feito mal. Estranho, muito estranho!

A razão de tanto choro

Todas as semanas ía pesá-lo, mas certa semana não aumentou de peso o suficiente, o que foi estranho, tive de começar a dar-lhe leite em pó como suplemento à mama. Algumas semanas seguintes aumentou e depois comecei a ir pesá-lo cada 2 semanas até que em 2 semanas não aumentou de peso (perdeu até) e o médico de família resolveu fazer uma análise à urina pois poderia ser infecção urinária. Azar do caraças, era mesmo infecção urinária, não havia da criança chorar tanto! Receitou um antibiótico durante 10 dias e depois fez novamente outra análise à urina e uma ecografia renal. Felizmente passou, ufa.
Quando fez a ecografia, o médico pôs gel no aparelho para lhe passar na barriguinha e não é que lhe fez cócegas e deu uma gargalhada, foi tão giro.
Passou a choradeira sem fim, ficou só com manha de andar sempre ao colo.

O meu pirulito

Fiquei toda a noite acordada a olhar para o meu bebé, ficou comigo na cama, tinha que lhe dar mama no máximo de 3 em 3 horas e era um sacrificio, pois ele não pegava bem e as enfermeiras agarravam-me nos mamilos e punham-lhe na boca. Ufa...
De manhã teve de tomar o 1º banho, quem deu foi a enfermeira para me explicar como fazer, mas ele não gostou, chorou sem parar até ter a mama na boca outra vez.
Os avós vieram visitar, com muita insistência é que o Nuno pegou no filho! Dizia que lhe fazia impressão, o bebé era tão pequenino e frágil. Sentou-se numa cadeira e puseram o Mário nos seus braços.
O Mário chorava muito durante o dia, tinha cólicas, eu não conseguia fazê-lo parar de chorar, as enfermeiras lá vinham pegar nele, apertavam-lhe a barriga e lá saía qualquer coisa. Eu mal me sentava, tinha de ser de lado e a muito custo, todas as manhãs os médicos faziam a ronda, viam a costura, apalpavam a barriga para verificar se o útero estava a ir para o lugar certo!
Na sexta-feira, dia 20-Julho, os médicos viram-me e ao bebé e deram-nos alta. O Nuno levou o ‘ovo’ mas o Mário não parava de chorar por isso levei-o no colo até ao carro. Tinha pedido ao Nuno para todos os dias levar uma fraldinha de pano do pirulito para dar a cheirar à maluca da cadela que tinhamos em casa. A cadela deu uma snifadela ao bebé e nem lhe ligou, reacção que não estavamos à espera!
O Mário só queria dormir no colo ou então não parava de chorar e apesar de dormir bem á noite (acordando de 3 em 3 horas), não sei porquê comecei a entrar em pânico quando a noite se aproximava, os meus dias eram sempre iguais, ele não fazia outra coisa senão chorar. Houve muitas vezes que lhe dei mama de hora em hora só para não o ouvir mais. Se eram gases as massagens não faziam efeito, se era sono então fazia birras comunais. Certos dias eu também chorava, deixava-o na alcofa a chorar porque já não o conseguia acalmar e tinha de fazer alguma coisa em casa.
Tive imensas dores a dar a mama, até os mamilos ‘calejarem’, chorava, gritava, não queria continuar e só de imaginar que a hora da mama estava perto já eu ficava nervosa! A mama direita doía tanto que parei de dar durante 2 semanas e o peito inflamou, tive que pôr toalhas quentes e depois gelo para ver se passava e tive de continuar a dar a mama para o leite não entupir mais. Tomei comprimidos porque sentía-me doente e sem forças. Pouco tempo depois a mama esquerda fez o mesmo, entupiu, aí tive de tomar antibiótico. Custou muito mas passou.
Uma das filhas da D.São, vizinha, um dia disse-me que tanto ela como a irmã deram aos filhos um medicamento natural à base de chá de ervas (Colimil) e que ajudaria muito a não ter cólicas e a libertar os gases. Quando acabei de lhe dar o medicamento já notava diferença e nunca mais ele sofreu de cólicas. Quando tem gases liberta-os facilmente.
O banho nunca havia sido tomado com boa disposição, pois um dia quando o tio Pedro filmava, o menino Mário apeteceu-lhe ter disposição para o banho! Foi muito giro. Desde então nunca mais chorou no banho.
Pouco antes dos 2 meses começou a sorrir!
Por volta dos 2 meses foi á consulta com a Pediatra e num momento de brincadeira entre mim e o bebé (estava eu a falar com ele e a tentar vesti-lo sem choro) ele faz aqueles barulhinhos, parece que quer responder ou coisa assim, a médica disse que ele começara cedo a ‘querer falar’. Fiquei contente.
Para sair de casa ele tinha que estar com sono porque senão chorava e nínguem dava conta e tinha de ser tudo à pressa não fosse ele acordar e depois tinha de o pegar ao colo. Como isso aconteceu várias vezes resolvemos comprar o ‘marsúpio’, o que era muito bom pois devia dar-lhe a sensação de andar ao colo e até adormecia.
Comecei a sair de casa á tardinha para espairecer e andar um pouco na avenida. Andar de carrinho na calçada é terapeutico, ele adormecia num instante. Começou a escurecer mais cedo e deixei de ir!!! (preguiçosa!)

Parto

O meu pai levou-me ao hospital na manhã de 17-Julho às 08:30h para fazer o 2º ‘ctg’ e então a médica viu através de uma ecografia que a placenta estava já muito envelhecida e que tinha pouco liquido amniotico na bolsa do bebé, o que era muito perigoso pois a placenta podia simplesmente deixar de fornecer sangue ao bebé e decidiu induzir o parto! Telefonei ao Nuno para ir a casa buscar as malas (que não estavam prontas!) e vir ter comigo, ele mal acreditou no que estava para acontecer. Telefonei á minha mãe que ficou tão nervosa quanto eu (muito muito menos!)
Entrei para o quarto da sala de partos +/- às 10h e ás 11h já estava a levar soro e remédios para provocar o parto. Já não lembro a que horas as contrações começaram a doer, mas foi cedo. O útero não dilatava e já me doía bastante. Na primeira vez que a Dra. tentou alcançar a bolsa e não conseguiu, chorei e contorsi-me toda tal não era a dor. Na segunda vez foi pior porque rasgou a bolsa, o que fez com que o parto acelera-se. O Nuno só dizia que achava melhor ir para fora do quarto porque não agoentava ver-me sofrer daquela maneira sem poder fazer nada! Estava sempre a olhar para o relógio, mas quando as dores passaram a ser insuportáveis deixei de abrir os olhos, contorsia-me de todas as maneira, a enfermeira diz que me deu um remédio qualquer no soro para aliviar as dores!!! Que porcaria de remédio, não aliviou absolutamente nada! Implorei a toda a gente para levar a epidural, mas por causa da tatuagem talvez o médico não a desse, mas lá consegui levar. A introdução do cateter da epidural faz sentir um choque eléctrico e tive de ser picada 2 vezes porque a 1ª enrolou dentro do corpo! Outra bela porcaria porque não fez efeito quase nenhum, ainda senti o lado direito do corpo a ficar dormente (a perna ficou completamente) mas as dores continuavam. Tive tanta sede e não podia beber nada. Bem, comecei com vontade de fazer força (ou melhor, de cagar!) e lá foram apressar o quarto para me prepararem para a expulsão. Ai ai...Mantive os olhos quase sempre fechados, fiz tanta, tanta força que não sei como não expulsei as tripas também, chiça! O Nuno diz que viu a cabecinha de fora e não lhe fez impressão. Assim que o bebé saiu completamente senti um alivio enorme, como se não tivesse passado por nada daquilo. Senti deitarem o bebé na minha barriga e depois puseram-no no meu peito para eu o ver, lá consegui abrir os olhos e vi uma coisinha linda toda ‘suja’ com a cabecinha em bico e apaguei novamente, parecia que não era comigo.
Ás vezes vejo na televisão um parto e fico tão emocionada quando a mãe vê o seu filho pela 1ª vez, mas eu não tive essa reacção, estava tão arrasada que nem liguei ao bebé!!! Agora fico triste por não ter tido a reacção que queria!!! O Nuno viu a saída da placenta e de todo aquele sangue e não caíu para o lado, tenho impressão que se fartou de rir com as enfermeiras (e eu ali a sofrer!). Coseram-me, senti as picadinhas todas, caramba. Depois de limpa, levaram-me para a sala de recobro, onde comi e descansei. Mas aí só queria ver o meu bebé e lá o trouxeram para perto de mim. Tive de dar logo mama, foi dificil porque não tinha os mamilos feitos e ele não pegava bem.
Finalmente levaram-me para o quarto onde fiquei o resto dos dias e no caminho para o bloco de ginecologia estavam os meus pais, irmão e o Nuno (que tanto pediram á enfermeira para me verem), conseguiram ficar uns minutinhos no quarto para verem o Mário.

Gravidez

Durante 2 semanas não conseguia sequer imaginar chocolate que ficava agoniada, mas nunca fiquei enjoada. Chegava do trabalho e simplesmente adormecia no sofá de tão cansada que me sentia. Passados os 3 meses, pude comprar roupa mais larga e confortável. Foi na consulta do 3º mês que soubemos o sexo do bebé, apesar de ser cedo a médica tinha quase certeza que iria ser um menino. Confesso que quando ela me disse fiquei um pouco triste porque sempre sonhei com uma menina, mas depois passou e fiquei feliz na mesma porque iria ter um filho, um bebé nos meus braços.
Já não lembro quando o bebé começou a mexer, mas tinha sensações esquisitas e só na altura que a médica disse que já deveria sentir algum movimento percebi que era mesmo ele a mexer.
O tempo foi passando sem grandes alterações, apesar do bebé se mexer sempre muito. Talvez apartir do 6º mês comecei a ficar com os pés inchados, depois as pernas e algumas vezes as mãos também. Reparei numa fotografia que o meu nariz também estava bem inchado!!! (horrorosa)Não fiz estrias, mas engordei 20kg até ao fim da gravidez, o que é muito! Na última consulta a médica disse para ir fazer um exame (ctg) ao hospital, no dia marcado lá fui. Como estava tudo bem a médica pediu para ir outra vez na semana seguinte quando ela estava de serviço. Pedi férias no trabalho apartir do dia 16-Julho-2007. O parto estava previsto para o dia 26-Julho, mas a Dra. achou que tinha o colo do útero ‘muito verde’ e o mais provável era a gravidez passar das 38 semanas.

Revelação

Na noite de Natal o Nuno abriu a garrafa de vinho “Cortes de Cima” (mas não deixou o vinho respirar e depois soube-lhes mal, não gostaram da reliquia de € 15 !!!). Nínguem se lembrou que o Nuno já tinha falado que só abriria aquele vinho quando fosse pai. Na hora de abrir os presentes, deixei o especial para o fim, enquanto o Pedro filmava abri o presente mostrei a roupinha e nínguem abriu a boca, ficou tudo espantado, então perguntei se alguém advinhava, quando a Sara disse “vais ter um bebé”. A minha mãe começou a chorar, o meu pai nem acreditou, ficou tão perplexo que durante um bom bocado nem se mexeu e depois foi para a varanda (para nínguem ver a emoção chegar). Ficaram todos muito contentes.

20/08/2008

Surpresa divina

Os "treinos" eram muitos e exaustivos :DCada mês que passava era uma desilusão.Algumas semanas antes do dia 01-Dezembro-2006 quando comecei a sentir o peito inchado, umas sensações estranhas no útero e a lembrança de chocolates faziam-me sentir meio agoniada!!!Era Domingo de manhã, eu e o Nuno acordámos cedo e decidi ir fazer o teste de gravidez!!! Fiquei radiante de felicidade quando vi que deu positivo, mostrei ao Nuno que sorriu mas não teve reacção tão (ou nenhuma!) doida como a minha.Marquei então consulta com a ginecologista.Como tinha que esperar pela consulta para confirmar a gravidez e como o Natal estava á porta decidimos não contar nada á familia para fazer surpresa, mas a alegria era tanta que não resisti a contar à Ilda.A consulta, no dia 20-Dezembro, foi o máximo, quase que chorei quando vi aquela coisa minúscula que ainda mal tinha braços.O problema é que estava a perder sangue e tive de ficar de repouso sem me mexer para parar o corrimento, daí tive de contar ao meu patrão e á colega Carla. Contei também ao mano Pedro porque o Nuno ía certamente precisar de ajuda para preparar a noite de Natal.Ao saírmos da clinica fomos a uma loja de bebés e comprámos um ‘body’ para dar-mos a novidade á familia.

Como tudo começou

Eu e o Nuno conhecemo-nos através de amigos e não simpatizamos logo um com o outro, até demorou algum tempo. Mas as saídas à noite com os mesmos amigos eram muitas, as brincadeiras eram mais e de repente começamos a gostar um do outro. :loveCerta festa de aniversário de um amigo a coisa aqueceu e demos o 1º beijo. Ao fim de 5 anos de namoro comprámos um apartamento e 2 anos depois demos o nó. Curtimos o casamento ao máximo e começámos a "treinar" para engravidar.
 

Desenvolvido por EMPORIUM DIGITAL